janeiro 27, 2010

Tenho a melhor amiga do mundo






Tenho a melhor amiga do mundo. A Joana Teresa Fé Fernandes é uma miúda, por vezes fora do comum. Obstante outras vezes consegue ter momentos de completa lucidez como quando vai a uma apresentação em público ou engraxar psicólogos para projectos da escola. Eu conheci a Joana no Verão na altura ela era uma pessoa ainda muito rebelde de espírito e quase não a conhecia, como podem calcular. Passados dias ela fez anos, 10 de Julho de 2007 e nem me recordo se lhe dei os parabéns mas isso não importa. A Joana andava no 11º ano e a minha opinião dela foi logo boa e de uma atitude surpreendente. Lembro-me das primeiras conversas que tivemos que ela quase me contou a vida toda dela, incluindo o porque da saída dos escuteiros, que aquilo tinha mudado muito e que a partir de uma certa altura as coisas tinham outro sentido e outra razão. Sim, porque para a Joana tudo tem um sentido e uma razão e por muito más que as coisas sejam, algo de bom irá vir daí em diante. A Joana acredita que não devemos ficar parados no tempo à espera que as coisas aconteçam à nossa frente, nós é que temos de ir à luta e experimentar novas coisas, novos desafios se o caminho que tínhamos não nos interessava. O importante é lutar pelos nossos sonhos e nunca fazer planos demais para o futuro. Quanto mais os fazemos mais erramos. A Joana ensinou-me muita coisa, a partir desse dia, e ensinou-me a crescer de uma maneira muito diferente e peculiar. Porque a Joana sempre foi uma miúda determinada e qualquer um que se meter no caminho por más razões leva no focinho, podem ter a certeza. Ela não é cá de meias conversas e mariquices não é com ela. A Joana sempre teve um toquezinho especial para ter tudo sob controlo e para arranjar boas soluções para os seus problemas. A Joana Teresa é a considerada beta mas não beta de todo. Tem o seu estilo de beta, que na escola já é demais conhecido, porque ela vem sempre com um sorriso no rosto e de fones nos ouvidos de manhãzinha. Tem o gostinho especial por piercings que por vezes são chulados, MAS são piercings. Como beta que é e radical por natureza só podia querer usar t-shirt, scuba e ténis, ah e o vício do telemóvel que vai com ela para o caixão! Se fica sem ele por dias, lá vai a Joana Teresa ter um ataque cardíaco e tentar arranjar um novo ou mensagens para avisar a best, ou o mauro, ou pereira, ou seja quem for. A Joana tem o hábito das calças de ganga, mas nunca à boca-de-sino, calças de ganga com ponta fina e de preferência com ténis da Merrel para dar um toque desportivo e ao mesmo tempo anel no dedo e os pulsos recheados de pulseiras do Bonfim. Ela sempre teve a mania de embirrar com as coisas que lhe tentava dar, por exemplo dinheiro, ou sabrinas e também de ser caridosa com os mais pobres, dando 30 euros de uma vez só para não ter que ter o sacrifício de observar uma mãe com um bebé ao colo, descalços no meio da rua. A Joana tem um amor por um casaco da Adidas que lho roubaram e adora gozar com tudo o que tem à frente. Quando soube que me meti com os pretos fez-se logo de minha mãe e nesse dia nem abri a boca.
Uma das coisas mais bonitas que já ouvi dizer da Joana foi:” é tipo a luz das nossas vidas” e juro que foi dito pelo Mauro, o melhor amigo dela. A Joana teve a sorte de ser 91 e de ser do Sporting á nascença e teve o azar de ser teimosa como o raio e de isso lhe provocar bons resultados profissionais em conjunto com os pequenos truques que ela traz na manga. O azar que eu tive foi que moro em Lisboa e podia ter ficado a morar em Setúbal perfeitamente, já viram o azar?
A Joana adora óculos de sol e ainda não descobri porque mas ela tem a sina de apanhar escaldões nas costas por desastre ah e deixar cair telemóveis à água. Durante quase um ano fui conhecendo a Joana e acho que nunca vou conhecer por completo, ela tem segredos que ninguém desvenda.
Um dia disse-me que eu era a melhor coisa que lhe tinha acontecido na vida e a partir desse dia nunca mais quis outra coisa, apenas aturar aquele mau feitio delicioso que ela traz com ela.
Passados 10 meses de nos conhecermos, estou a escrever esta coisa, que a define, ou pelo menos tenta, e acho que já estou a abusar no embrulho, que ela vai demorar séculos a ler isto e paciência para pessoas chatas é que ela não tem.
A Joana tem preferência em apanhar bebedeiras e contar a sua vida toda a ser uma menina consciente e esquecer os amores, passando à frente e partindo para outra. Óbvio que ela sempre fez isso, especialmente com o Bruno mas disse isto para a picar. No verão eu era uma criança autêntica e vi a Joana como um modelo para mim, por isso é que hoje em dia sou um bocadinho diferente, pelo menos para a Joana sou a excepção dos robots lisboetas. E sinceramente também acho que sim, também partilho da mesma opinião. A Joana para além de ser magrinha e toda gira, tem a terrível sorte de comer toneladas de pastéis de Belém e não engordar como uma cavala, segundo eu e ama, com toda a razão, a Lisboa velha. Ontem estive no Chiado a fazer compras e lembrei-me logo dela e nem sabia eu que horas mais tarde iria saber que ela tinha apanhado um escaldão!
No natal ofereci à Joana um lenço daqueles muito vendidos nas feiras artesanais, mas este era diferente, era meu e foi acompanhado com uma t-shirt muito original que lhe fiz e amei o esforço que tive para a fazer, porque ela adorou e o sorriso dela é das coisas mais cómicas e adoráveis à face da terra. Um dos livros preferidos da Joana é o ‘Fazes-me falta’ da Inês Pedrosa, e o filme preferido dela é a Paixão de Shakespeare. Um dos tiques da Joana é morder o fecho dos casacos e estar sempre a mexer no cabelo e a empurrá-lo para trás, como eu.
A Joana tem um namorado chamado Fábio que lhe tira os pontos às medidas e ai dele que não tome como deve de ser conta dela (eu sei que sim mas sou pita e só podia ter receios destes). O melhor amigo dela, o Mauro é muito sensível e a Joana é uma pessoa muito dada a coisas directas e sem conversa de engraxamento, como na política sabem? Ela quer ser psicóloga, que eu sei ou então vai para a Força Aérea e vai ser a melhor, mesmo e a sério. Ela é especial porque até bêbada consegue ser perfeita, até a vomitar os intestinos quase todos e até a ter uma arritmia cardíaca, que lhe valeu uma ida ao hospital na companhia do Pereira e um susto dos diabos para mim.
A primeira carta que recebi da Joana veio acompanhada de uma pulseira, a preferida dela e com a letra da nossa música das saudades, e chorei depois de ler a carta. Estava a vir da escola e li-a ao pé dos correios da Rebelva sozinha no carro. Nunca lhe disse isto, mas foi a primeira vez que chorei com uma carta.
Neste momento é dia 27 de Abril de 2008, Domingo e 10:48 da manhã e já ando nisto há uma hora e não me canso. Ultimamente tenho-me cansado muito e dormido pouco. Na quinta-feira estive no sítio onde a Joana mora, em Setúbal e depois fui a Grândola e depois dormi em Beja, num hotel onde cheguei eram 4 e tal da manhã. Nesse dia tive umas saudades dos diabos da Joana e nem vos conto nada. Ela estava sem mensagens de novo e lá tive eu que gramar com os meus dilemas nestas alturas. No dia a seguir de manhã antes de ir para Espanha tive a ver o hi5 dela no computador da Patrícia e vi lá uma foto que amei e fiquei com vontade de ir correr para lá que nem imaginam. A Joana Teresa tem uma inveja terrível pelos meus all stars que nem vos conto e já está prometido que dia 6 os levo para lhe fazer inveja! Sim porque tive a sorte de na segunda-feira me dar um ataque de pânico e de ela ter telefonado ao meu pai e ter resolvido a situação e o melhor de tudo foi que o meu pai simpatizou com ela J
O ren, o cão da Joana, o senhor António e a senhora dona Helena tiveram a maior sorte do mundo em tê-la lá em casa e são óptima gente, só podia.
São agora 19:22 da tarde e retomei a minha tentativa de descrever a melhor amiga de sempre, o que é muito difícil digo-vos já. A Joana tem um carisma enorme pelas pessoas e a dureza que alguns dizem ela ter é toda ilusão, quando se já conhece a Joana é uma coisa completamente diferente, ela não quer magoar nem julgar ninguém, apenas não perdoa traições e desilusões demasiado fortes. Por isso é que ela já sofreu demasiado no amor e na vida. Sim porque não pensem que a vida da Joana é um mar de rosas. A Joana é uma miúda muita forte e inteligente mas é tudo isso graças às borradas dos outros e às asneiras dela. Lembro-me quando ela sofria de amor pelo Bruno e surpreendentemente ela ultrapassou aquilo na maior (para o habitual da Joana não seria normal isso) e admirei tanto a força dela nesse momento, como também admirei tanto o facto de ela ido para o pé do avô no verão para tomar conta dele que estava doente e ainda ter pedido desculpa pela ausência. (Sempre compreendi as ausências da Joana apesar de me magoarem mas amo-a e isso basta para aguentar).
Há dias tivemos uma discussão enorme porque ela me convidou para ir às festas e eu como lhe queria dar dinheiro para ela comprar um telemóvel novo e ela não aceitava fiz chantagem com ela dizendo que não ia as festas de propósito, o que a irritou profundamente! Mas faço tudo isto, mando dinheiro para ela por correio, arrisco-me a levar do meu irmão e tenho ataques de pânico e falta de ar por causa dela. Por causa da única pessoa que foi suficientemente capaz de me julgar e dizer as merdas na cara para eu crescer que nem gente decente. Sim porque a Joana não quer que eu ande por ai em bairros no fim do mundo e ainda morra sem que a ambulância chegue a tempo. Gostava de dizer que não me estou a emocionar a escrever este texto mas sim, estou, com uma lágrima no canto do olho e a ouvir músicas do tsanana, como diz o amigo da Joana, mas senti que era preciso escrever isto e escrevo amigos, para toda a gente perceber.
A Joana tem o lado de cima e o lado de baixo. Geralmente ela está sempre no lado de cima, e é regularmente atacada pelo seu orgulho imenso que a leva a fazer coisas pelas pessoas que mais ama que ninguém imagina. Desprezo e tratar mal, é o pão-nosso de cada dia, mas não pensem que ela é um monstro. Ela por vezes tem juízo, e arrasta o seu pai para fazer piercings a meio da tarde e vai às compras com a mãe para ela ter uma tarde com a filha, que raramente vê! Eu gosto mais do lado de cima da Joana, do lado por vezes sarcástico e prático e daquele lado também que ela repara nos pormenores todos dos filmes como eu e por fim o lado sensível que a leva a dizer:” Eu também tenho sentimentos está bem?” e o lado em que ela se derrete em lágrimas com os filmes da vida dela. Shakespeare in love, Armaggedon, e tantos outros.
Tenho no meu quarto uma caixa só reservada para as cartas e as coisinhas dela e ainda estou à espera que ela apareça cá em casa e partilhe desse espaço do meu quarto e a mesma coisa para ela. Sim porque um dia destes meto os meus pés lá em casa, invado-lhe o quarto e é a paródia total. É necessário haver estes bocadinhos só nossos e andamos a rezar as duas para que chegue as férias rápido e vai ser maravilhoso.
Quero com isto tudo dizer que a Joana prefere viver e não sobreviver e tenho a certeza que depois de ler isto me vai querer matar, mas como sei que ela me ama acima de tudo não vai fazer isso.
Amo-a, é tudo!















Quase 4 anos, orgulho :$

Sem comentários:

Enviar um comentário