janeiro 27, 2010

Afinal até há estrelas no céu!


Antes de partir para a África do Sul, dei-me de caras com um cartaz no Chiado, ilustrado com uma criança negra, que dizia :” O abuso de menores nos países subdesenvolvidos afecta a esperança de elas acreditarem nos seus sonhos, nas suas estrelas cadentes! Dê-lhes a oportunidade de verem estrelas no céu, na sua vida!” Por espanto e vulgaridade de pensamento, não fiquei admirado. Como psicólogo que era estava habituado a traumas suficientes, que não me fizessem chorar três dias seguidos fechado em casa.
A minha missão era mais uma de muitas que já tinha feito em toda a minha carreira. A brisa do ar, o calor fenomenal e insuportável de mãos dadas com a escassez de água fizeram-me quase desapontar ao ver aquela vulgar e suja gente. Vítimas de abuso e carentes de alimento. Estava ali para as ajudar, mas hoje em dia, quanto ganha um Homem por isso? Umas lágrimas ao fim do dia e uns trocos para sustentar o vício do tabaco. Na primeira noite estava encarregado de visitar a 1ª tenda das crianças, entre os 5 e os 10 anos de idade. Nos dias seguintes a 2ª, a 3ª até à 10ª tenda.
Caminhei por choros intermináveis e lagos de sufoco, embebedados pelos olhos tristes das crianças que cada vez menos esperança e alegria me transmitiam, até que deparei com o toque de uma mão suja, doce e impaciente que me arrastou até lá fora. Era tarde e a noite já se pusera há muito tempo! A criança tinha visto o mesmo cartaz que eu, mas desta vez na tenda onde fora entregue para cuidados médicos e psicológicos!
Não entendia o porquê daquele chamamento repentino, até que o menino pediu colo, e quando o fiz, com o maior espanto, apontou para o céu dizendo:”Afinal até há estrelas no céu papá!” Depois disto, apercebi-me que por isto um homem ganha muito mais que uns trocos para fumar!
Por isto um homem ganha histórias para contar e forças para descobrir!



Sem comentários:

Enviar um comentário