maio 03, 2010

vivias sem música?


Hoje tive um teste de Português e na produção escrita tinhamos de escrever um texto sobre a música. Não me consigo lembrar exactamente do que escrevi, mas foi algo assim :


Vivias sem música? Não.

A música está presente nos escombros das casas de todo o mundo. Desde sempre que ouvimos música, fazemos música e matamos a música. As coisas mudaram e a música sempre mudou com as coisas. Precisamos da música para sobrevivermos. Ela é a história. Desde muito cedo que se faziam músicas sobre a história. Músicas que contavam pequenas histórias do mundo e acontecimentos que nunca mais foram esquecidos. Como a música "Grândola Vila Morena" do 25 de Abril ou "We are the World" da USA for Africa.

Foram músicas que marcaram o olhar dos portugueses e das crianças africanas para sempre. São músicas que não são esquecidas e que permanecem no chão das casas, nos muros e nos campos velhos das ruas antigas.

Por outro lado, precisamos da música como éter espiritual. Sem ela não sobrevivemos diariamente e se aliciarem um bebé a ouvir um estilo de música, ela crescerá a dizer que essa música a marcou para a vida. Os bebés, as crianças, os adolescentes, adultos e velhos. Toda a gente precisa da música. Todos os dias assistimos a manifestações de cariz musical que nos seduz e que marcam cada momento da nossa vida.

A música. Liberdade como metáfora para a acção do homem. A música permanecerá nos nossos dias, na rádio, na televisão ou nos telemóveis. E quando matarmos a música de vez, ela irá vingar-se nem que seja pelo piar de um passarinho.

Há sempre música entre nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário