janeiro 16, 2013

coisas deste lado

Que idade terias se não soubesses a idade que tens?- dentro dos nove ninguém dá conta  que decoramos tudo, e no entanto não há mal nenhum no mundo. Teria nove. Veria as árvores e nadava no rio.

O que é pior: falhar ou não tentar? - não me lembro alguma vez de não ser feliz com as minhas escolhas. Se não tentasse não teria o mesmo gosto pela vida.

Se a vida é tão curta, porque é que fazemos tanta coisa que não gostamos e gostamos de tantas coisas que não fazemos? - nada é mais insatisfeito que o ser humano. Eu sou uma Florbela Espanca por natureza. Quero o que não tenho. Faz parte para viver. Doer para sabermos que estamos vivos.

Depois de tudo dito e feito, terás dito ou feito mais? - as palavras podem matar as coisas. Tal como alguns gestos. Depende de nós saber gerir cada situação.

Cita uma única coisa que gostarias de mudar no mundo. - mentes.

Se a felicidade fosse a moeda do país, que tipo de trabalho te faria rico? - não acredito nessa possibilidade. Antes jogar com dinheiro que com sentimentos. Ficaríamos todos loucos.

Estás a fazer aquilo em que acreditas ou acomodaste-te com o que fazes? - escrevo. É tudo o que preciso. Sou feliz nesse lugar.

Se a expectativa de vida fosse de 40 anos, em que é que isso mudaria a tua vida? - As pessoas que têm medo da morte, adiantavam tudo. Sentiam mais cedo. Começavam a viver mais cedo. Eu fazia o que faço hoje. Vivia com tempo.

Até que ponto controlaste o caminho que tua vida tomou até aqui? - poucas vezes. Há pouco tempo é que comecei a "ver" as coisas e as pessoas. Agora já estou em mim. Já tomo conta de mim.

Preocupaste em fazer certo as coisas ou fazer as coisas certas? - a segunda opção é para meninos. E não digo isto porque sou rebelde. Não quero nem nenhuma nem outra. O que é certo ou errado depende de mim. Vivo para mim, e não para agradar o mundo, que mal conheço.

Estás a almoçar com três pessoas que respeitas e admiras. Todas elas começam a criticar um amigo íntimo teu, não sabendo que é seu amigo. A crítica é injusta e de mau gosto. O que fazes? - Ninguém se pode agradar a ninguém. Pedia para falar de outra coisa. Reconhecia a verdade.

Se pudesses dar um único conselho a um recém-nascido, qual seria? - não queiras crescer.

Passarias por cima de uma lei para salvar uma pessoa amada? - não gosto de leis.

Já viste loucura onde depois viste criatividade? - não é o mundo tudo isso?

Há algo que sabes que fazes diferente das outras pessoas? O que é? - escrever.

Porque é que o que te faz feliz não faz todos felizes necessariamente? - mais ninguém partilha as minhas necessidades. Os meus desejos são exclusivos a mim. A diferença faz-nos isso.

Cita uma coisa que ainda não fizeste mas que queres MUITO fazer. O que te impede? - Chorar na praça principal de São Petersburgo. Não tenho dinheiro para o avião.

Estás a prender-te a algo que não deverias? - sim. A uma pessoa. 

Se tivesses que mudar de país, para onde irias e porquê? - Levava Portugal para a Rússia ou Alemanha. Talvez Paris ou Escócia. A Europa cura-nos do resto do mundo.

Apertas o botão do elevador mais do que uma vez? Tens certeza de que isso acelera o elevador? - Não. Mas toda a gente faz isso. É uma ilusão psicológica.

Preferiria ser um génio preocupado ou um Zé-ninguém feliz? - Os génios são as pessoas mais perturbadas do mundo. Talvez haja alguma paz em ser anónimo. Talvez a segunda.

Por que é que és quem és? - porque não quero ser mais ninguém.

Tens sido o tipo de amigo que gostavas de ter como amigo? - Sim. Tenho amado mais e respeitado mais.

O que é pior, quando um bom amigo vai para longe ou perder o contacto com um amigo que mora bem próximo de ti? - perda é perda. Dói sempre.

Cita algo pelo qual estás mais grata. - pela vida.

Preferirias perder as tuas velhas recordações ou nunca poder construir memórias novas? - eu não consigo seguir em frente sem ter a certeza do meu passado. Não anulava nada o que tinha feito até agora. Perdia vidas.

É possível saber a verdade sem antes questioná-la? - há coisas que se sentem. Sabem-se, mas isso não é real para os cépticos.

O teu maior medo já se concretizou? - Não. Felizmente não vivo dentro da solidão.

Lembraste de algo que te deixou extremamente aborrecida há 5 anos? Hoje, aquele episódio importa?- a perda de uma amiga. Hoje não, tenho-a de volta.

Qual é tua memória da infância mais querida? O que a faz tão especial? - a escola. O mundo cabia lá dentro.

Quando no teu passado recente te sentiste mais viva e intensa? - Ontem. Soube que ia ser tia.

Se não agora, quando? - Agora.

Se ainda não alcançaste o que queres, o que tens a perder? - a vida.

Já estiveste com alguém, não disseste nada, e saíste com a sensação de que tiveste a melhor conversa da tua vida? - sim. A toda a hora. Os desconhecidos são tesouros também.

Porque é que religiões que pregam o amor causam tantas guerras?  - Não sei de nenhuma religião que pregue bem o amor.

É possível saber, sem sombra de dúvida, o que é bom e o que é mau? - não. São coisas relativas.

Se ganhasses 1 milhão de euros, largarias o teu emprego? - Não tenho emprego. Mas se o tivesse, não largava. O meu emprego será o que me faz feliz.

Preferirias ter menos trabalho ou mais trabalho em algo que realmente gostes? - Isso é trabalho? Chamo-lhe prazer.

Sentes que viveste este mesmo dia 100 vezes? - não. Não há dias repetidos. Eu nasço todos os dias.

Quando foi a última vez que entraste na escuridão com apenas uma vaga luz de ideia de algo em que acreditavas? - há uns meses. Quando um amor me morreu.

Se todos os teus conhecidos morressem amanhã, quem visitarias hoje? - todos.

Concordarias reduzir a tua vida em 10 anos para ser super atraente ou famosa? - isso é para o resto do mundo. Não para mim.

Qual é a diferença entre estar viva e viver plenamente? - estar vivo é existir sem se querer suportar. Viver plenamente é recusar existir e respirar com força. Aproveitar o que se tem.

Quando vai ser o tempo de parar de calcular os riscos e apenas seguir adiante e fazer o que é certo? - todos os tempos. 

Se aprendemos com nossos erros, porque é que temos tanto medo de errar? - porque não temos consciência que tempos depois vamos aceitar essa queda e sentirmo-nos bem com ela. Ninguém prevê o futuro e isso provoca ansiedade.

O que farias diferente se soubesses que ninguém te julgaria? - nada. Toda a gente depende de críticas. Mesmo a de nós próprios.

Quando foi a última vez em que reparaste no som da tua respiração? - não me lembro.

O que amas? As tuas acções recentes reflectem esse amor? - Amo tudo e todos. Toda a parte. Suponho que sim.

Daqui a 5 anos, vai lembrar-te do que fizeste ontem? E anteontem? E no dia anterior? - de tudo não. Dos dias que fizerem sentido lembrar.

As decisões são feitas agora. A pergunta é: estás a decidir só por ti ou a deixar que outros decidam por ti? - Já disse antes. Vivo para mim. Respiro-me a mim. Alimento-me a mim. Só assim posso fazer os outros felizes.

4 comentários:

  1. Grandes respostas, mas isso não me admirava, porque revela a pessoa que és. Pensas por ti, sonhas por ti, crês nas tuas verdades, o que se pode pedir mais a uma pessoa? Nada, uma pessoa assim tem tudo para ser feliz, porque não é uma miúda, é uma Mulher que sabe o que quer.

    Um beijo :)*

    ResponderEliminar